Essa é mais uma charge da gripe suína. Leia o texto abaixo e entenda melhor a mensagem que ela traz. Depois, escreva nos comentários o que você concluiu.
GRIPE SUÍNA (AH1N1)
Como as férias estão chegando, e muitas pessoas têm o hábito de viajar, é bom saber mais sobre a Gripe Suína, já que o aumento de casos faz parte das notícias diárias dos jornais e dos telejornais nacionais internacionais... Leia!!!!
O que é a gripe suína (AH1N1)?
É uma doença respiratória aguda contagiosa entre humanos que leva a um quadro de infecção respiratória. Acredita-se que o vírus tenha vindo de uma série de mutações originadas em porcos.
Por que a AH1N1 se chamava gripe suína?
Porque geneticamente ela é semelhante aos vírus que atingem porcos.
O que a doença causa no organismo?
Os sintomas da doença são febre, dores pelo corpo, cansaço e tosse.
A doença passa no contato de pessoa para pessoa?
As primeiras pessoas infectadas provavelmente tiveram contato com porcos, em fazendas ou feiras agropecuárias, por exemplo. No entanto, agora, o contágio está ocorrendo exclusivamente pelo contato próximo entre uma pessoa e outra, especialmente por gotículas de saliva, lançadas no ar pela tosse ou por espirros — daí o motivo do uso de máscaras.
Como a infecção de humanos com gripe suína pode ser diagnosticada?
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Entretanto, algumas pessoas, principalmente crianças, podem espalhar o vírus por dez dias ou mais.
A vacina contra a gripe comum tem eficácia contra a gripe suína?
Não se sabe. Pode haver uma prevenção, ainda que parcial, se considerado o fato de que os casos no México ocorreram principalmente com adultos jovens. Lá, crianças de até 3 anos e adultos com mais de 50 vacinam-se rotineiramente contra a gripe humana.
A vacina contra a gripe comum tem eficácia contra a gripe suína?
Não se sabe. Pode haver uma prevenção, ainda que parcial, se considerado o fato de que os casos no México ocorreram principalmente com adultos jovens. Lá, crianças de até 3 anos e adultos com mais de 50 vacinam-se rotineiramente contra a gripe humana.
Posso contrair o vírus de alguém que não apresente os sintomas?
Sim. O Influenza pode ser transmitido por alguém até 24 horas antes de essa pessoa apresentar os sintomas.
Quais são os países com o maior números de casos da gripe?
No mundo todo já existe em torno de 90.000 casos da gripe suína, distribuídos entre 100 países, sendo que os mais atingidos são Estados Unidos, México, Canadá, Chile, Argentina, Austrália e Reino Unido.
Corro risco de viajar aos países atingidos?
Adiar a viagem, caso possível, pode ser uma atitude preventiva. Os que vão a locais afetados podem usar máscaras, lavar as mãos com água e sabão constantemente, não compartilhar objetos de uso individual, como louças, talheres e de higiene pessoal, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e evitar aglomerações e locais pouco arejados.
Como deve agir quem chegou de viagem?
Se a pessoa esteve nos últimos dez dias em países onde houve casos, como o México ou a Argentina, e apresenta sintomas pode procurar um médico e realizar o exame para identificar o tipo de gripe. Deve-se evitar locais com presença de muitas pessoas enquanto não sai o resultado.
Qual a situação do Brasil nesse momento?
Já foram confirmados 800 casos em todo o país, sendo que a grande maioria já obteve alta e muitos ainda se encontram em observação.
Antes de escrever seu comentário, observe esta outra charge...